Você se incomoda com os problemas sociais do nosso país? Não se conforma com essas questões dentro da comunidade em que vive? Qual é a sua resposta a essas situações? Inconformada com a assustadora taxa de analfabetismo do estado de Alagoas  (21,8%, três vezes maior que a média nacional), que é ainda maior em comunidades carentes e interiores, JOCUM Maceió iniciou na última segunda-feira (17) o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos com uma turma na comunidade Recanto da Ilha, antiga favela do Jacaré, na Barra Nova.

A iniciativa surgiu através das visitas que a equipe da JOCUM faz à comunidade desde 2014 e de censos realizados que comprovaram que ao menos 80% dos adultos não sabem ler e escrever. Muitos têm o sonho de escrever seu próprio nome, algo que para quem não vive esta realidade poda parecer muito simples, mas para eles é uma questão de resgate de dignidade.

A primeira turma de alfabetização tem 14 alunos, homens e mulheres, jovens e idosos que já na primeira aula conseguiram escrever seus nomes e sobrenomes, emocionando os professores, que neste caso são chamados de facilitadores.  Dona Maria de Lurdes, quando foi convidada para participar, disse que já havia tentado outras vezes e nunca conseguiu aprender, e por conta disso não queria fazer parte dessa turma de alunos. Pra nossa surpresa, ela decidiu ir à primeira aula e descobriu que pode sim, e já conseguiu escrever seu nome pela primeira vez.  Quando questionados quanto aos motivos que os levaram ao curso, alguns responderam que querem aprender a ler para poder conhecer a Bíblia, justamente um dos objetivos da equipe responsável, que as pessoas conheçam a Deus através da leitura da Bíblia e deixem de viver no engano.

A estrutura do local onde o PAJA está acontecendo está longe de ser o mais adequado para uma sala de aula, mas a vontade de facilitadores e alunos supera as dificuldades estruturais.  E que “Venha o Teu Reino” sobre o Recanto da Ilha através da educação!

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*