No Brasil, há entre 14 e 16 milhões de analfabetos. Homens e mulheres com idade acima de 15 anos que não conseguem decodificar a língua na sua forma escrita. São entre esses que os índices de pobreza, desemprego e alienação são maiores. O analfabetismo não só compromete a área educacional, como é, também, um problema social.

Em Alagoas, quase 28% da população é analfabeta, o maior índice entre os estados brasileiros. Temos visto muitos programas de alfabetização de adultos fracassarem por conta da não permanência em lugares de difícil acesso, pela postura tradicional tomada pelos facilitadores, e todo o processo, de sacrificar o qualitativo pelo quantitativo, preocupados apenas em mostrar números.

Diante disso, a JOCUM Maceió, em parceria com o Instituto Brasileiro de Educação e Meio Ambiente – IBRAEMA – se propõe a investir nessa área da sociedade que ainda envergonha o estado de Alagoas. Nosso alvo é levantar bases por todo o estado e levar esperança aos muitos que ainda não sabem ler e escrever. Não apenas ensinando o domínio mecânico da língua, sem envolvimento e interpretação, mas envolvendo-os nas práticas sociais de leitura e escrita para leva-los ao processo de letramento e, assim, resgatar a dignidade dessas pessoas.

Convocamos você que também sonha com a mudança de rumo de nosso país para somar conosco neste projeto. Seja um voluntário!

4 Comentários, RSS

  • Henrique Durval P. Alcântara

    says on:
    setembro 22, 2014 at 3:46 pm

    Olá gostaria de saber de que modo vocês podem me auxiliar ou orientar, para que consiga uma matrícula em qualquer programa de alfabetização promovido pela iniciativa privada ou pelo poder público, para um adulto residente na Cidade de Maceió que só pode frequentar as aulas no período da manhã, pois no período noturno o mesmo trabalha como vigilante de rua.

  • Dalva Galle

    says on:
    novembro 14, 2014 at 1:54 pm

    Boa tarde. aonde posso inscrever minha secretaria que gostaria de ser alfabetizada

    • jocummaceio

      says on:
      novembro 17, 2014 at 3:04 pm

      Olá, Dalva, tudo bem? Ficamos extremamente felizes por saber do teu interesse em avançar nessa área de sua vida.
      No momento, não temos nenhuma turma funcionando, estamos esperando por voluntários para iniciarmos a próxima turma.
      Com certeza divulgaremos quando tudo estiver encaminhado. Fique atenta aos nossos anúncios por aqui e em nosso facebook.
      Muito obrigado pelo contato!

  • jônathan tavares

    says on:
    outubro 9, 2016 at 2:26 pm

    Quero ser voluntário em algum programa! Como faço?

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*